O meio digital vem sendo amplamente utilizado pelos consumidores para compras online. Isso não é apenas realidade para grandes varejistas, visto que a criação de e-commerce pode ser uma ótima estratégia para alcançar mercados pouco visados e nichados. Isso tudo sem a necessidade de acumular grandes estoques e investimento em lojas físicas.

No mercado de e-commerce no Brasil sabe-se que a taxa de conversão gira em torno de 1% a 2%. A cada 100 clientes que visitam um site apenas 1 ou 2 compram na loja. Isso revela um grande desafio não apenas de atração mas principalmente de efetivação da compra.

Nesse texto irei compartilhar 5 dias para que você acelerar as vendas do seu e-commerce e provavelmente aumentar sua taxa de conversão.

1 – Capriche no audiovisual

Ter fotos dos produtos em alta qualidade é fundamental para um bom desempenho de um ecommerce, pois passa credibilidade além do aumenta da sensação de desejo causada no cliente.

Nessa área vale a pena investir em fotos 360 graus e em videos mostrando os detalhes do produto e suas aplicações. Se você quer um bom exemplo disso, dá uma conferida nos vídeos explicativos dos principais produtos no app da Magazine Luiza (https://www.magazineluiza.com.br/) e no site da Mobly (https://www.mobly.com.br/).

É impressionante a sensação de desejo e confiança que é transmitida quando se faz um bom vídeo explicando o desempenho e características do produto.

2 – Libere os feedbacks

Ter espaço pra opnião é essencial nas lojas em meio digital. Consumidores buscam opniões e outros consumidores e se sentem mais a vontade quando existe essa opção.

Ter esse recurso passa a sensação que o fornecedor do produto sente confiança no que esta vendendo e isso aumenta as chances de conversão.

3 – Busca inteligente

O processo de busca e pesquisa deve ser fácil e intuitivo. Não exagere no número de produtos e diversidade na tela principal e de pesquisa pois isso pode deixar o usuário confuso. Vale a pena investir em mecanismos de busca inteligente e buscas baseadas em preferências do consumidor.

4 – Não dificulte a venda

A opção de “comprar” deve sempre estar visível e os passos até a efetivação da compra devem ser práticos e intuitivos. Esse elementos atrelados a certificados de segurança e métodos de pagamento diversificados vai diminuir consideravelmente a taxa de abandono de carrinho e consequentemente acelerar suas vendas!

Nesse quesito, vale pensar em processos de gamificação para tornar o processo de compras mais divertido e lúdico, sem é claro tornar cansativo e demorado.

5 – Seja visto

O primeiro passo pra iniciar uma venda é fazer seu cliente chegar até a sua loja. Todas as dicas até agora pressupõe que existem pessoas acessando seu ecommerce porém isso deve ser verificado.

Caso o fluxo de clientes até o seu site esteja baixo, vale a pena investir em atração. Nesse ponto, é importante ter uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) forte que vai valorizar seu endereço nas buscas no Google. Outra estratégia interessante é ir atrás de influenciadores no ramo de atuação do seu negócio, presentes em diversas redes sociais como Instagram e Youtube.

Conclusão

Espero que essas dicas sejam suficientes para trazer bons insights para acelerar as vendas do seu ecommerce. Não se esqueça de criar métricas e realizar testes individuais e sistemáticos, para que seja possível identificar quais fatores realmente afetam ou não afetam na experiência e efetivação de compras do seu cliente. Boa sorte!