Pra quem vem da área de tecnologia nua e crua, lidar com design, cores e afins talvez seja uma tarefa um tanto quanto complicada. Existe toda uma teoria das cores, percepção e tudo isso pode ser estudado ou em curso propriamente de design, ou em cursos de UI/UX.

Vou recomendar algumas leituras no final do post que acho válidas serem compartilhadas e lidas por quem tiver interesse.


Fonte: https://goo.gl/v9X87V

Imagine uma situação colorida…

Mas então, imagine a seguinte situação: estou desenvolvendo um website, aplicativo, um protótipo e simplesmente não sei quais cores utilizar. “Será que azul com amarelo fica bom? Será que verde com vermelho é estranho? Será que…?” Provavelmente você já esteve nesta situação de muitos “serás” pelo menos algumas vezes durante sua vida acadêmica e/ou profissional.

Não é de hoje que vemos sites terríveis de serem utilizados pela má harmonização de cores. Quem nunca viu aquele site fundo preto e fonte azul quase inelegível?. Você pode pensar que isso é besteira, mas uma boa apresentação do seu produto é essencial hoje em dia, seja para atrair um consumidor, um novo usuário ou vender seu sistema.

Para tudo na vida há uma solução!

Sem mais delongas, gostaria de trazer uma dica preciosa para vocês, um site muito simples porém poderoso chamado Color Hunt.

O site basicamente é uma comunidade onde pessoas criam palheta de cores e os usuários da plataforma podem dar um like para aprovarem, dizendo que gostaram daquela determinada combinação. É bem simples e intuitivo de usar e te poupa um enorme trabalho de ficar tentando harmonizar cores .

Espero que tenha curtido essa dica, aproveite e dê uma acessa em nosso canal do YouTube.Aliás, temos um vídeo de um assunto parecido. Que tal dar uma olhada?

Leitura recomendada:

  1. https://www.chiefofdesign.com.br/teoria-das-cores/
  2. https://www.colormatters.com/color-and-design/basic-color-theory
  3. https://medium.com/ui-lab-school/os-princ%C3%ADpios-do-design-em-user-interface-80f300cb81e0
  4. Para o seu entretenimento: https://edit.co.uk/blog/top-10-worst-websites/