Nesse texto iremos compartilhar vantagens e desvantagens em ser nômade digital, dicas de como se tornar um, referências de nômades digitais famosos e dicas de como aprender habilidades para aderir ao nomadismo digital.

O que é Nômade Digital?

Nômade digital é a pessoa ou profissional que trabalha digitalmente, sem a necessidade de estar em um escritório físico, seguindo regras e padrões de uma estrutura de trabalho tradicional. O nomadismo digital começou a ficar popular no Brasil no  ano de 2016 e hoje, muitas pessoas buscam adaptar suas carreiras para se tornar um nômade digital e também empresas estão optando por ter esse tipo de profissional, devido as vantagens que irei compartilhar em breve.

Principais vantagens em ser nômade digital

mulher digitando no notebook na frente da praia

Trabalhe em qualquer lugar

Um nômade digital não tem escritório físico, a internet é seu escritório e essa é uma das principais vantagens que levam pessoas a aderir a esse estilo de profissão, pois possibilitam as pessoas a se deslocarem continuamente enquanto trabalham, conhecendo inúmeros lugares e até mesmo aprendendo idiomas diferentes. A única condição é uma boa conexão com a internet.

Liberdade e qualidade de vida

É devido a essa vantagem que o nomadismo digital é tão sonhado por empreendedores e freelancers pois a liberdade e flexibilidade  bem administrados permite as pessoas a levarem uma vida mais saudável e fazerem aquilo que realmente gostam.

Principais desvantagens em ser nômade digital

Rapaz olhando pro computador em um prédio

Correr riscos

O nomadismo digital exige que a pessoa saiba gerenciar sua própria carreira, logo, seus resultados só dependem dela. Não basta ter um talento ou dominar determinado assunto, o nômade digital deve precisa ser visto, se relacionar com clientes e gerenciar os próprios prazos e nem sempre as coisas andam como a gente imagina, então, estar preparado para momentos de crise financeira é essencial.  

Não criar vínculos duradouros

Passar o tempo todo de um lugar pro outro parece um sonho, porém isso dificulta a criação de laços fortes de amizade, além disso fica difícil ver os familiares e as pessoas que amamos o tempo todo sendo um nômade digital.

Como se tornar um nômade digital?

Gostou da ideia de ter uma carreira enquanto viaja pelo mundo? Vamos agora então mostrar os passos para você que quer aderir ao nomadismo digital.

1) Reflita se você realmente quer ser um nômade digital

computador no colo de um rapaz

Ser nômade digital é diferente de ser um mochileiro, pois você precisa trabalhar enquanto viaja, logo, é necessário ter MUITA disciplina, além de um perfil empreendedor, para lidar com clientes, gerenciar a própria carreira, alocar recursos financeiros e gerenciar prazos e tarefas. Para isso, faça um processo de auto reflexão, se imaginando em situações que provavelmente você vai passar e pesquise bastante sobre nomadismo digital, esse texto é um excelente começo.

2) Defina como você vai ganhar dinheiro

Você pode produzir conteúdo para um blog pessoal, e vender sua imagem e sua influência sobre as pessoas para grandes marcas. Se você já tem um blog bem consolidado e muitos seguidores essa seria uma ótima estratégia, porém se você pretende começar isso do zero é melhor juntar uma boa grana pois esse processo é bem demorado e trabalhoso. É necessário estudar e seguir um planejamento a risca. Você também pode produzir conteúdos para blogs de terceiros, jornais, revistas, etc.

Se você é um bom vendedor você pode comprar e revender produtos da internet ou trabalhar remotamente para outra empresa.

Outra opção é vender seu conhecimento, por meio de consultoria. Se você tem conhecimento e experiência em determinado assunto você pode vender seu conhecimento sem a necessidade de estar fisicamente no local, sendo que a tecnologia atual permite tranquilamente esse tipo de atividade.

Você também pode adaptar sua carreira. Você conseguiria fazer o que faz à distância? Já pensou em conversar com seu chefe sobre isso? Em primeira análise isso pode parecer loucura, mas por que não tentar?

Um outra opção interessante é o desenvolvimento de websites e softwares como freelancer ou para uma empresa que permita você ser nômade digital. Esse mercado digital só cresce ano a ano e está cada dia mais fácil aprender a desenvolver.

Por fim você pode aprender uma habilidade. No nosso canal no youtube você encontra diversos videos gratuitos para aprender o desenvolvimento de websites, como esse vídeo que é uma introdução a linguagem de html tanto usado na criação de websites.

Existem também plataformas pagas para aprender diversas habilidades que podem ser encaixadas no nomadismo digital. Seguem algumas sugestões:

  • udacity.com
  • Lynda.com
  • Teamtreehouse.com
  • Udemy.com

3) Faça um teste

Se possível faça um teste, trabalhe por um período longe de casa, indo de um lugar pro outro mas sem gastar muita grana ou tente encontrar um cliente real ou peça um período para isso no trabalho. Esse teste vai permitir que você analise se está preparado para um rotina de trabalho longe de casa.

4) Economize dinheiro

Economize principalmente no começo pois pode demorar para gerar renda, 6 meses é o ideal

5) Termine contratos

Avise seu chefe se for sair do emprego, cancele a internet, telefone, contrato de aluguel, etc

6) Documentação e burocracias

Tire seu passaporte e o visto para o país que deseja iniciar, não se esqueça de fazer um plano de viagem, analisando as necessidades de visto e os custos de viagem. Contrate um bom plano de  seguro saúde internacional, solicite um cartão de crédito internacional ou um cartão de viagens estilo Visa Travel Money.

7) Planeje sua viagem

Compre sua bilhete de passagem, reserve hotel e acostume-se a verificar se existe uma boa conexão com a internet, pesquise sobre viagens, dicas de mochileiros, etc.

8) Registre e publique

Mesmo que a sua área não seja produção de conteúdo publique na rede social de sua preferência suas experiências não só durante as viagens mas na preparação para ser nômade, sendo que esse processo vai atrair curiosos e seguidores fiéis do seu trabalho, o que pode garantir uma fonte de renda extra no futuro.

Nômades digitais famosos

Caso você tenha gostado desse tema, coloquei aqui a lista de nômades digitais famosos para você acompanhar.

Conclusão

Rapaz sentado, olhando para o computador e pensando

De fato ser um nômade digital não é passar a vida viajando apenas turistando. É um estilo de trabalho que demanda disciplina e trabalho duro.  O lado bom é que essa carreira não é um bicho de sete cabeças e se você realmente tiver empenhado consegue adaptar seu trabalho, desenvolver uma habilidade ou adquirir um negócio que te permita sair pelo mundo trabalhando. Se você chegou até aqui, é por que realmente tem interesse, então, bora lá nômade digital!