No artigo de hoje, trouxemos para vocês dicas de como melhorar o seu posicionamento no Google.

1) Tenha certeza de que você está pronto pra isso

Seu site deve estar bem estruturado, sem links quebrados e com conteúdo original e de qualidade. Lançar um site “meia boca” pode fazer com que a sua taxa de rejeição (ou seja, o percentual de pessoas que saíram do seu site após visualizar apenas a página de entrada e sem interagir com ela) cresça. Para fins de comparação, veja os valores de taxas de rejeição aceitos em alguns tipos de mercados:

  • Varejo – 20 a 40%
  • Landing pages simples – 70 a 90%
  • Portais (exemplo: MSN, G1) – 10 a 30%
  • Sites de serviço/FAQ – 10 a 30%
  • Venda de serviços (geração de leads) – 30 a 50%
  • Sites de conteúdo – 40 a 60%
  • Blogs – 70 a 98%

Fonte: QuickSprout.

2) Seja mobile

Como eu já disse em outros videos, o próprio Google já assumiu da prioridade no posicionamento dos resultados das buscas para sites que são mobile, já que mais da metade do tráfego da internet atual vem de dispositivos móveis. Para verificar o quão mobile-friendly seu site é, utilize a ferramenta Mobile-Friendly Test tool do Google.

3) Otimize o SEO do seu site

Escolha palavras chave que combinem com seu conteúdo e implemente as melhores práticas de SEO. O próprio Google fornece um manual para a construção de uma estratégia sólida de Search Engine Optimization, você pode acessá-lo gratuitamente neste link.

4) Tenha um Sitemap

Um sitemap é um arquivo em XML que deve estar na pasta principal do seu site. O Google usa este arquivo pra entender melhor a estrutura do seu site. Existem várias ferramentas que geram sitemaps de maneira automática pra te ajudar, veja essa lista da SEMrush.

5) Cadastre seu site no Google Webmaster Tools

Nesta ferramenta desenvolvida pelo próprio Google onde você vai encontrar várias formas de avaliar de forma automática o SEO do seu site e assim poder melhorar a indexação.

6) Use URL amigáveis

Sites que possuem URL amigáveis são melhor indexados. Como cada tipo de plataforma ou CMS possui uma forma diferente de implementá-las, você precisará pesquisar a maneira correta de integrar isso.

7) Adicione seu sitemap ao Google Webmaster Tool

Lembra do sitemap que falamos na dica 4? Então. No Google webmaster tools, citado pela dica 5, você poderá fazer o upload do seu sitemap. Isso vai ajudar a melhorar seu posicionamento no Google.

8) Aguarde…

Um bom posicionamento no Google depende também de fatores externos, como a quantidade de acessos, as páginas mais acessadas e a quantidade de links externos que fazem referência ao seu site. Portanto, divulgue ao máximo seu site pra acelerar a indexação.

Assista o Vídeo

Confira essas dicas em forma de vídeo! Assista: