[Javascript] Converter data em formato/padrão americano para brasileiro _

Converter data americana para data brasileira usando Javascript
Converter data americana para data brasileira usando Javascript

por João Oliveira

Sou programador freelancer e empresário há mais de 12 anos. Já trabalhei em mais de 1000 projetos diferentes em PHP, Node, Python, HTML, CSS e Javascript. Tenho clientes na Alemanha, no Peru e é claro, no Brasil.

Fala pessoal, neste post rápido e direto eu vou ensinar vocês como transformar uma data que está no padrão americano (ano-mês-dia) para o padrão brasileiro (dia/mês/ano) da forma mais simples que eu conheço, usando Javascript (frontend ou Node.js).

Já vi desenvolvedores em vários sites ensinando outras soluções não tão eficientes como essa, como usar a biblioteca moment ou o objeto Date do Javascript para fazer algo que poderia ser feito com apenas uma linha de código. Sem mais delongas, para você converter uma data do padrão americano para o brasileiro usando Javascript no front ou no Node.js é só fazer o seguinte:

Convertendo uma data no formato americano para o brasileiro usando Javascript

Explicando: Temos a variável data_americana, usamos a função nativa split para “explodir” a string em 3 pedaços, dividindo-a por meio do símbolo – (traço). Depois disso, teremos um array com 3 strings:

[“2020”, “12”, “30”]

Depois, usamos neste array a função reverse para inverter a ordem dos itens do array, resultando no array:

[“30”, “12”, “2020”]

Depois, usamos a função join para “grupar” os pedaços do array, usando como “cola” o caractere / (barra), resultando em uma string com a data inicial formatada no padrão brasileiro (dia/mês/ano).

Por hoje é só, espero que vocês tenham gostado!

× Dúvidas? Fale comigo.