Schema.org – Aprenda o que é se quiser seu site no Google _

Schema.org - Aprenda o que é se quiser fazer seu site aparecer no Google
Schema.org - Aprenda o que é se quiser fazer seu site aparecer no Google

por João Oliveira

Hoje nós vamos falar sobre Schema.org e porquê você que desenvolve pra web tem a obrigação de saber o que é isso! Bom, vocês sabem que a maioria dos acessos que os sites tem costuma vir do Google. O Google é um mecanismo de pesquisa, assim como o Bing ou o Yahoo e esses mecanismos se uniram pra criar um padrão de codificação que seja usado e compreendido por todos e assim nasceu o Schema.org.

Para fazer com que esses mecanismos abracem o seu site, você precisa criar um código fonte que “converse” com eles e é isso que o Schema.org faz! Através de TAGs XML ou JSON definidas pelo padrão que você vai implementar no seu site, os mecanismos de pesquisa poderão entender seu web site, aumentando e muito o rankeamento dele nas buscas e melhorando o SEO.

Pra ficar mais claro pra vocês, vou mostrar na prática como os sites se aproveitam do Schema.org. Bem, se você pesquisar “receita de torta” no Google, vai perceber que em alguns resultados, aparecem fotos, avaliações, comentários e até sitemaps. Isso tudo só acontece porque esses sites tem estruturas bem desenvolvidas e implementaram o Schema em suas navegações. Bem, vamos aos exemplos.

Exemplos

Repare que em todas as tags DIV eu inclui um atributo especial chamado itemprop. Esse itemprop é o que diz pro buscador do que se trata a informação que está dentro daquela div. Também existe a tag itemtype, que informa o que é aquilo: Se é um produto, uma pessoa, uma marca, enfim… Mas aí vocês devem estar pensando, com eu implemento isso no meu site?

No site oficial schema.org você vai encontrar toda a documentação com explicações e exemplos, podendo só copiar e implementar no seu site. Se ainda assim você estiver com dúvidas, você pode usar essa ferramenta chamada Schema Creator, que gera automaticamente o código pra você usar. Dá uma olhada aí no nosso vídeo!